Clientes e Cases

Beach House Ipanema

O desenvolvimento das áreas estratégicas do negócio permitiu um reposicionamento e revitalização que deu um novo fôlego para que o Beach House pudesse sonhar e construir seus próximos 12 anos de histórias de verão.

Com doze anos de história o Beach House Ipanema foi um dos primeiros hostels a abrir as portas na Zona Sul do Rio. Localizado em uma casa aconchegante a duas quadras da praia, no quarteirão mais valorizado da cidade, o hostel viu sua concorrência crescer vertiginosamente além de ter sido fortemente impactado pela especulação imobiliária que aumentou exponencialmente os aluguéis na região. Sem fôlego para investir e pressionado pela concorrência, o hostel foi aos poucos perdendo sua competitividade.Movidas por uma paixão intensa pelo negócio e sempre acreditando em seu potencial de desenvolvimento e superação, as sócias e gestoras do hostel convidaram em 2014 a Fáctil para ser o parceiro estratégico que ajudaria a diagnosticar os principais desafios do negócio e definir onde e como investir.O nosso primeiro trabalho foi de unificar a gestão de canais on-line com a implantação de channel manager. Alguns meses após, iniciamos o serviço de Revenue Manager Terceirizado com capacitação para as gestoras e Suporte em Vendas. Traçamos uma nova estratégia de precificação e reposicionamento, visando aproveitar melhor os pontos fortes do produto e otimizar a receita. Com isso, houveram aumentos significativos na receita, sempre na casa dos dois dígitos percentuais, o que trouxe fôlego ao negócio. Após um ano de trabalho, com maior estabilidade e capacidade de investir, iniciamos um trabalho de branding com foco em resgatar a história, o pioneirismo e o espírito do hostel e reposicioná-lo no mercado.

O trabalho contou com um diagnóstico completo de marca, mercado e públicos onde pudemos compreender a experiência do hostel e os atributos da marca, os anseios e desejos do público e as propostas e promessas da concorrência. Em seguida, revelamos a estratégia da marca que é a verdadeira interação e integração que acontece entre hóspedes e funcionários. Definimos também os atributos do hostel que representam como a experiência é formatada e vivida. Por último, completamos a plataforma da marca com os pilares que representam os atores que convivem e criam juntos as experiências do Beach House.

Com toda estratégia da marca definida, partimos para a criação de uma nova identidade visual para rejuvenescer o hostel.

Definimos que o design de estampas marcantes seria um diferencial para essa marca, que precisa ser percebida em todo o seu espaço trazendo um estilo vibrante e ao mesmo tempo relaxante. Criamos assim estampas que representam esses atributos da marca.

Nosso segundo desafio foi repensar o símbolo da marca que precisava ser composto de formas simplificadas para ser usado junto as estampas. Como nosso objetivo era dar uma nova vida a uma marca com muitos anos de história, respeitar os símbolos já construídos era essencial. Revisitamos então todos os símbolos já usados nessa marca e encontramos no primeiro símbolo nosso caminho de identidade. Trabalhamos então o redesign com foco simplificação do símbolo.

Para completar, mantivemos a tipografia proprietária que já era usada na marca, mas fizemos modificação no peso dado a “Ipanema”, para que o Beach House pudesse ganhar destaque e se combinar melhor ao símbolo.

Em seguida criamos novos pontos de contato da marca com seus públicos e trouxemos a marca para a ambientação do hostel. Lançamos a nova marca em uma animada festa que comemorava os 12 anos de história do hostel com um amplo horizonte de muitos outros anos e histórias por vir!

Para turbinar a comunicação e relacionamento do hostel com seus hóspedes e potenciais clientes, iniciamos o trabalho de marketing digital através do lançamento de um site responsivo, alinhado às boas práticas do google e com todo o posicionamento da marca do Beach House.

Para acessar o novo site do Beach House Ipanema clique aqui.