Branding

Valorizar a sua marca, seu jeito único de fazer negócios, construindo uma personalidade relevante, conectada com seus hóspedes e a experiência do lugar

A marca é um dos maiores ativos das empresas e na hotelaria não é diferente. Independente do formato atual do seu negócio, seu cliente está em busca de experiências. Explorar a cidade em suas férias, fazer novos amigos, viver momentos românticos, conhecer novas culturas, ter dias relaxantes e especiais, estar em contato com a natureza, ou até mesmo ter uma revigorante noite de sono. É preciso ter um posicionamento claro e saber comunicar sua marca do jeito certo para o cliente certo – aquele que está em busca da experiência que você oferece.

Branding – ou Gestão de Marca – é nortear decisões corporativas, de negócio, de expressão e relacionamento, com base na promessa da marca.

Gerindo a alma do seu negócio

Apesar de muitos afirmarem categoricamente por aí que “a propaganda é a alma do negócio”, a alma do seu negócio não está no mercado de comunicação ou em quanto é gasto em mídia online ou offline para falar mais alto que seus concorrentes. A verdadeira alma do seu negócio está nas experiências que são construídas junto às pessoas e refletem seu jeito único de fazer negócios – a sua marca.

Marca é mais do que comunicação, é construir bons relacionamentos – com hóspedes, funcionários e parceiros. Sua marca é o que as pessoas sentem e pensam quando se relacionam com você. É o que elas falam de você por aí – e não o que você quer falar sobre si mesmo em propagandas.

Porque investir em marca?

Se você não sabe bem o que a sua marca é, como ela se posiciona e quais promessas ela faz – e entrega – aos hóspedes, como podemos esperar que as expectativas sejam alinhadas? Que seus clientes venham se hospedar buscando experiências adequadas a sua oferta? Que seus funcionários saibam exatamente o que podem oferecer, como devem se relacionar e se posicionar?

Investir em marca é investir na sua cultura, na qualidade do seu serviço e do seu negócio. É revelar os diferenciais verdadeiros que podem destacar sua hospedagem das demais, agregando valor ao negócio – e fugindo da guerra de preços na qual o único diferencial é ter uma super promoção. Afinal você busca clientes que desejam viver as experiências que sua hospedagem tem a oferecer ou quer clientes que buscam apenas pagar um pouco menos em uma hospedagem qualquer?

A marca alinha a cultura, os produtos, os serviços, a experiência e a comunicação em torno de uma promessa clara e relevante.

O objetivo da gestão de marcas é criar uma relação de valor entre marcas e pessoas. Alinhando a estratégia de marca à estratégia de negócios da hospedagem e definindo a personalidade e os guidelines de uma comunicação consistente. Objetivos:

  • Gerar diferenciação
    Ter atitude e habilidade de gerar identidade
  • Criar propriedade
    Construir associações e características visuais únicas
  • Ser relevante
    Agregar valor a vida das pessoas e valorizar o relacionamento
  • Manter a consistência
    Ser consistente em todos os pontos de contato

  • Tornar o branding uma prática diária
  • Compreender que o branding vai além do design e da imagem corporativa
  • Ser entendido como investimento a longo prazo
  • Fazer com que todos da empresa olhem para o mesmo lugar

Se você quer construir, reposicionar ou fortalecer sua marca, vamos conversar! Estamos só aguardando seu convite para lhe fazer uma visita!

CAROLINA MONTENEGRO

Carol Montenegro é Consultora de Branding na Fáctil. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduada em Design e Branding Strategy na Brunel University em Londres, tem sete anos de experiência em criação, desenvolvimento e gestão de marcas.